Abstenção: da Educação à Informação


Comunicado PSD/JSD Falagueira

Assunto: Posição sobre as hortas ilegais entre a Quinta da Laje e a estação do metro da Falagueira

Na sequência dos acontecimentos ocorridos no local descrito em epígrafe, vimos por este meio esclarecer que os membros do PSD/JSD Amadora apenas questionaram o Sr.º Presidente da Junta de Freguesia da Falagueira, nas Assembleias de Freguesia em 28 de Setembro de 2012 e 31 de Março de 2013, sobre o crescimento de hortas ilegais com aparecimento de barracas contíguas e o frequente despejo de entulho nessa zona.

Apesar de este problema não fazer parte das competências da Junta de Freguesia, fomos informados pelo Srª Presidente que o aparecimento de hortas ilegais é normal em tempos de crise.

Foi com espanto que no dia 07 de Maio de 2013 constatamos, depois do anúncio da Câmara Municipal da Amadora, a destruição das hortas.

Perante os factos esclarecemos:

- Esta opção é da inteira responsabilidade dos proprietários dos terrenos, com a conivência da CMA.

- Os membros do PSD/JSD Amadora, não são cúmplices com situações de ilegalidades e clandestinidade;

- Vários moradores relataram que as hortas punham em causa a sua segurança e a de quem frequenta diariamente o parque de estacionamento junto ao metro da Falagueira, uma vez que os assaltos aumentaram nessa zona e os assaltantes passaram a utilizar as hortas para se esconderem;

- Somos a favor de um aumento de hortas comunitárias na freguesia da Falagueira, desde que estejam devidamente legalizadas e que seja dada prioridade, na atribuição das mesmas, às pessoas que ficaram prejudicadas;

- Exigimos transparência e esclarecimentos do poder Camarário, quanto à existência de ilegalidades, relatada por populares, sobre a condução dos trabalhos e no que diz respeito à sanidade e higiene pública;

- Continuaremos atentos e acompanharemos o futuro daquele espaço, para que a saúde pública e o risco ambiental estejam controlados;

Neste processo não podemos deixar passar em claro a posição do executivo da Junta de Freguesia da Falagueira. Em Assembleia, um membro do executivo mencionou o assunto das hortas e o Sr.º Presidente esteve em desacordo. Por isso, perguntamos se foi o PSD responsável pela destruição deste espaço? Se foi o PSD que colocou as máquinas para demolir as hortas e barracas da Falagueira e as do Bairro Santa Filomena? Se foi o PSD que teve envolvido no escândalo das hortas da Damaia? O Srº Presidente da Junta de Freguesia da Falagueira, enquanto membro da Assembleia Municipal, alguma vez questionou o executivo por estas medidas?

Perante os factos, seria de elevada discussão política que as partes intervenientes mostrassem de forma clara e inequívoca a condução de todo o processo deixando a demagogia barata e populista de lado.

A nós, PSD/JSD Amadora, compete-nos continuar a denunciar os casos que sejam atentados à democracia e a defender o bem estar dos fregueses da Falagueira!

Membros do PSD/JSD Assembleia de Freguesia da Falagueira
15-05-2013

Comentários