Abstenção: da Educação à Informação

COMUNICADO: Conselho Municipal de Juventude


Foi no passado dia 14 de Março votada a Recomendação referente à implementação do Conselho Municipal de Juventude no Município da Amadora, sob proposta do Grupo Parlamentar do PSD, com o apoio e elaborada pela JSD Amadora.

A implementação do Conselho Municipal de Juventude no Município da Amadora foi, e continua a ser, antes de mais uma das muitas bandeiras que a JSD Amadora detém para o Município da Amadora e para a sua população mais jovem conforme o Documento por si apresentado em Julho passado com a denominação “Programa Municipal de Juventude 2013-2017”.

Mas não só, esta é uma bandeira, uma causa e um direito de todos os jovens amadorenses, até de todos os jovens do País.
A forma como a votação decorreu é reveladora disso mesmo, tendo a referida Recomendação recolhido os votos favoráveis de quatro grupos parlamentares das mais diversas sensibilidades politicas representadas na Assembleia Municipal da Amadora (PSD, CDU, CDS-PP e BE), que de forma elevadíssima, compreenderam a importância da implementação deste fórum de discussão jovem no Município da Amadora. A Recomendação foi no entanto chumbada pela maioria parlamentar do PS.

Este resultado demonstra pois a falta de soluções por parte da maioria Socialista para a população mais jovem da Amadora, mais, demonstra a dificuldade que tem em lidar com os jovens do Concelho e com os seus problemas.

Não é também uma votação coerente, uma vez que à semelhança de outras juventudes partidárias que um pouco por todo o País se têm feito ouvir e têm lutado pela implementação deste fórum, também a Juventude Socialista, com uma agenda virada para os jovens o tem feito. Uma vez mais, sublinhamos que este não é um combate de Partidos, ou de orientações politicas, este é um combate da juventude.

Pena é que, no passado dia 14 de Março o Partido Socialista tenha sido a única força política a não entender essa vertente transversal de combate por um direito dos mais jovens.

A JSD Amadora, lamenta pois, que a Amadora continue a ser dos poucos Concelhos que na Área Metropolitana de Lisboa fica privada do Conselho Municipal de Juventude, e que os jovens fiquem de parte no que diz respeito a uma maior participação de forma directa nos assuntos da governação municipal que lhe dizem respeito.
A JSD Amadora continuará atenta, e sempre na linha da frente na defesa dos interesses dos jovens da Amadora.

Amadora, 17 de Março de 2014.

Juventude Social Democrata da Amadora.

Comentários